TRANSTORNO DE PERSONALIDADE ANTISSOCIAL
PSICOPATIA E SOCIOPATIA

A psicopatia e sociopatia são termos usados para descrever pessoas com Transtorno de Personalidade Antissocial (TPAS).
O transtorno é uma desordem neuropsiquiátrica que se caracteriza por um padrão de desrespeito e violação dos direitos dos outros, que começa na infância ou início da adolescência e continua na vida adulta. O transtorno para ser diagnosticado, deve ter pelo menos 18 anos e uma história de transtorno de conduta antes dos 15 anos de idade.
O transtorno de conduta é caracterizado por comportamento específicos, como : Agressão a pessoas e animais, destruição de propriedade e furto.
PSICOPATA : A psicopatia é atribuida a pessoas com traço de personalidade antissocial. Ou seja, tem comportamentos antissocial, não sente remorso, empatia zero e baixo controle comportamental. Pessoas com excesso de dominância também se enquadram nesse padrão.
Os traços comportamentais estão ligados a delinquência, crimes, falta de remorso em situações criminais. Outra característica é que são pessoas manipuladoras.
Nas mulheres, o transtorno passa despercebido por muito tempo. Isso se dá por serem mais discretas e menos impulsivas. Passa a ser evidente o transtorno geralmente aos 18 anos. No homem, o transtorno fica evidente antes dos 15 anos.
Comportamentos de um psicopata :
- Egoístas - São egocêntrico patológico. São incapazes de amar. Essas pessoas sugam quem os cerca e são como parasitas. Tiram o máximo proveito das pessoas e fingem ama-las.
- Má conduta na infância - Nos homens aparecem cedo. Começam a usar drogas, roubar e ter experiências sexuais, Por essa razão, não poupam os amigos, familiares e animais na hora de realizar suas maldades.
- Indiferença - São insensíveis ao sentimento alheio, não se colocam no lugar do outro. Isso acontece porque seu cérebro tem conexão fraca em relação a emoções, pois não conseguem sentir emoções profundas. Não sabem identificar medo nos outros.
- Mentirosos - Psicopatas são patologicamente mentirosos e distorcem informações conforme seus desejos. Buscam sempre realizar seu próprio prazer e são capazes de manipular e mentir para conseguir se realizarem.
- Emoções rasas - Não sentem vergonha, constrangimento ou sentimentos relacionados a relações afetivas. São emocionalmente superficiais.
- Impulsivos - Tem ações extremamente impulsivas.
- Violentos - A violência é um traço típico dos psicopatas.
Os psicopatas tem pouca tolerância as frustrações e não conseguem controlar os rompantes de agressão. Sua violência pode ser através de violência física ou psicológica. Tem facilidade de violentar as pessoas psicologicamente, pois sabem o ponto fraco das pessoas com quem convivem.
SOCIOPATA : Sociopata é a descrição de uma pessoa que sofre de sociopatia. É uma psicopatologia que provoca comportamentos hostis, antissociais e impulsivos. É um transtorno de personalidade em que a pessoa é exageradamente egocêntrica. Ela desconsidera os sentimentos e opinião alheias. Não apresenta apego a valores morais e é muito dissimulada e manipuladora.
Também não conseguem controlar sua negatividade e manter relacionamentos estáveis.
Esse transtorno não tem cura. Pode ser amenizado com psicoterapia e medicamentos.
COMO RECONHECER UM SOCIOPATA?
- Apresenta um falso encanto. Por mais estranho que pareça, os sociopatas são superficialmente muito carismático, encantadores e simpáticos. Conseguem facilmente a confiança dos outros pela facilidade de manipulação.
- Dificuldade em sentir empatia. Umas das características comuns dos sociopatas é a falta de inteligência emocional. Assim, não tem a capacidade de reconhecer e compreender os sentimentos.
- Extremamente impulsivos. Eles vivem pelo prazer e são inconstantes. Podem mudar seus objetivos de uma hora para a outra de acordo com o que estão sentindo no momento.
- Manipuladores e mentirosos compulsivos. Fingem sentimentos como alegria, tristeza, culpa para manipular as pessoas. Essa criação de mentiras é feita compulsoriamente com a intenção de alcançar o que desejam. Manipulam quem for preciso.
- Extremamente egocêntricos. Acham que estão sempre certos e não tem noção de conceitos éticos e morais. Tem uma visão muito valorizada sobre si mesmo. Gostam e acham que tem o direito de serem bajulados.
DIFERENÇAS EM RELAÇÃO A ORIGEM DA DOENÇA.
- Sociopatas : É desenvolvida durante a vida da pessoa e está associada a educação e convivência social .
- Psicopatas : Já nascem assim. Alguns estudos indicam hereditária.
EM RELAÇÃO AOS COMPORTAMENTOS CRIMINAIS.
- Sociopatas : Seus crimes são espontâneos e acabam deixando evidências.
- Psicopatas : São mais calculistas e tendem a minimizar as evidências deixadas.
EM RELAÇÃO A IMPULSIVIDADE.
- Sociopatas : São mais impulsivos.
- Psicopatas : Tem comportamentos controlados e calculado.
EM RELAÇÃO AOS SENTIMENTOS DE EMPATIA E CULPA.
- Sociopatas : Podem ser empáticos com pessoas próximas e podem se sentir culpados por ferir as pessoas.
- Psicopatas: Não sentem empatia ou culpa.
Podemos ver que a psicopatia é a forma mais grave da sociopatia. Podemos dizer que todo psicopata é um sociopata, mas nem todo sociopata é um psicopata.
- Tanto o sociopata quanto o psicopata tem transtorno de personalidade antissocial.
- Ambos não tem remorso, mas o sociopata pode vim a ter.
- Os dois desprezam qualquer regra social.
Se você tenha ou se veja em algumas das características da sociopatia ou psicopatia , procure ajuda. Ou se vê isso em alguém, indique a ajuda de um profissional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.